A rotina de Elon Musk

Em um TED Talk recente, Elon Musk, o fundador da Tesla e da SpaceX, revelou casualmente que gasta cerca de 2% a 3% de sua semana de trabalho em seu mais recente empreendimento, a Boring Company. Michael Coren, do site de notícias Quartz, foi atrás de entrevistas e perfis de Musk para entender como ele divide seus dias, enquanto ainda consegue dormir seis horas ou mais por noite.

"Se você é Elon Musk, talvez tenha passado a semana administrando duas empresas multibilionárias, três negócios laterais, sonhando acordado com Marte, esticando o tempo para ver cinco filhos e talvez até desfrutando de um jantar romântico", escreve Coren. "A agenda de Musk tem sido objeto de fascínio por anos."

Primeiro, o óbvio. O chefe da Tesla e da SpaceX gasta a amior parte de seu tempo administrando empresas. Sua dedicação já foi até maior do que é hoje. Musk teria reduzido sua semana de trabalho de uma extenuante maratona de 100 horas (logo depois de lançar suas empresas) para uma jornada "mais tolerável" de 80 a 90 horas por semana.

"O sono, no entanto, revelou-se essencial", nota Coren. Sua rotina é levantar às 7 da manhã e ir para a cama depois da uma da madrugada. Isto o deixa com a seguinte divisão para seus dias, entre trabalho (12,1 horas), sono (6 horas) e vida pessoal (5,9 horas). Nos Estados Unidos, a média é a seguinte: trabalho (6,3 horas), sono (7,8 horas) e vida pessoal (9,9 horas).

Musk divide a maior parte de suas horas de trabalho (pelo menos 90%) entre suas duas maiores empresas, Tesla e SpaceX. Outras três iniciativas, onde ele faz malabarismos como cofundador, investidor ou executivo, consomem o resto do tempo.

Não está claro quanto tempo Musk passa em casa, mas seus cinco filhos supostamente passam cerca de quatro dias por semana com o pai, de acordo com entrevistas no livro de Ashlee Vance sobre ele. Os meninos visitam regularmente as fábricas de Musk na Califórnia, além de fazer uma viagem de acampamento anual com o pai.

"Acho que o tempo alocado para as empresas e as crianças está indo bem", disse Musk, de acordo com o livro de Vance. "No entanto, gostaria de alocar mais tempo para namorar. Preciso encontrar uma namorada. É por isso que preciso arranjar um pouco mais de tempo (...) Quanto tempo uma mulher quer em uma semana? Talvez dez horas? Este é o mínimo? Não sei."